Romance Histórico – que gênero literário é esse?
Na última terça-feira, no Papo de Escritor, tivemos um papo muito bacana com o escritor Viktor Waewell, autor do romance histórico Novo Mundo em Chamas. Se você não assistiu, pode conferir na aba “Papo de Escritor”.
Novo Mundo em Chamas é um romance histórico que se passa no Brasil, no século XVII, após a batalha contra os Holandeses. É uma história sensacional e uma excelente aula de História. Se você não conhece, clique no link abaixo e visite o site oficial do autor.
Ao final da conversa, apesar da pergunta ter sido respondida, algumas pessoas ainda ficaram em dúvidas. O que caracteriza um romance histórico?
Acompanhe o artigo e descubra um pouco mais desse gênero.
Definição de Romance Histórico
Quando falamos de Romance Histórico, estamos nos referindo a um gênero literário. Lembre-se que ROMANCE não significa, aqui, história de amor, mas uma narrativa longa e detalhada.
Um Romance Histórico é caracterizado, basicamente, por uma história de ficção ambientada em algum momento histórico de determinada sociedade onde personagens da ficção são influenciados diretamente ou indiretamente por personagens reais.
Se pegarmos o livro do Viktor Waewell, por exemplo, você vai reconhecer diversos personagens históricos que tiveram influência direta com o desenrolar da história. Entre eles, sem dar spoiler, um personagem que aparece na história é o famoso Zumbi dos Palmares, ainda bebê devido o momento histórico onde se ambienta o livro.
Então, de maneira resumida, você ambienta sua história de ficção dentro de um momento histórico de determinada sociedade, descrevendo os costumes, roupas, linguagem, culinária e todos os detalhes que conseguir daquele momento, principalmente geográfico e histórico.
Com isso, além de sua trama se desenvolver, existe um conteúdo muito grande acrescentado no desenvolvimento, o que traz para o leitor mais do que simplesmente uma ficção, mas uma verdadeira aula de história.
Quero escrever um romance histórico. Quais as dicas?
Se você achou interessante este gênero e quer se arriscar a escrever um romance histórico, seguem algumas dicas para que não se perca:
- Defina claramente qual o momento histórico que você quer abordar em seu livro.
- Tenha o enredo da sua história programada e adaptada para aquele momento histórico que será apresentado.
- Comece uma pesquisa em todas as fontes que conseguir para ter a maior quantidade de informações possíveis sobre o momento escolhido (geografia, vestuário, personagens principais reais, acontecimentos, culinária, etc.). Quanto mais informação, melhor para você.
- Cuidado para que você não venha a modificar a história sem querer, colocando elementos que não existiam naquele ponto da história.
- Tenha, além de leitores betas, pelo menos um historiador que possa revisar sua obra.
- O restante, é usar a criatividade, desenvolver seu enredo, revisar seu texto e lançar seu livro.
Gostou das dicas? Quer conhecer mais sobre romance histórico? Leia o livro Novo Mundo em Chamas e você, além de aprender sobre este momento da história do Brasil, vai aproveitar esta excelente leitura.
Deixe um comentário e compartilhe este post com seus amigos!
Sem comentários ainda