Vale a pena escrever um livro?
Todos os dias, nas redes sociais, você encontra pessoas que resolveram escrever um livro. Em geral, postam links de plataformas onde você pode ler o livro ou então pequenos trechos que fazem com que você queira conhecer um pouco mais sobre aquela história.
E a pergunta que fica é: vale a pena escrever um livro? Se você já começou ou deseja começar o processo de escrita, certamente já se fez essa pergunta, imaginando mil desfechos para seu livro e como estará sendo visto no mercado.
Por isso, vamos fazer uma reflexão juntos sobre o processo de escrita de um livro e uma análise se realmente vale a pena escrever um livro.
O que é um livro?
Chamamos de livro uma história que está escrita e disponibilizada para que outras pessoas leiam. Ou seja, um texto organizado de forma a fazer sentido e que vá despertar o interesse de alguém em realizar a leitura.
Nós temos, basicamente, dois tipos de livro:
- Livro físico: o livro impresso, em papel, que você pode pegar e manusear. Esse formato existe há muito tempo e, ainda hoje, é um dos mais usados.
- Livro digital: os conhecidos e-books, são livros em formato de arquivo para serem lidos de maneira digital. Podem aparecer em vários formatos, como PDF, Mobi e tantos outros. Os mais conhecidos são aqueles vendidos na Amazon no formato Kindle.
Apesar de muitos conservadores tecerem diversas críticas ao livro digital, ele é um fato, um livro como qualquer outro e que tem já seu lugar de destaque, muitas vezes sendo, inclusive, a porta de entrada para muitos no mundo da leitura.
Já o livro físico resiste ao tempo e se torna um item importante de muitos leitores.
Então, seja no formato físico ou digital, é possível pensar sobre escrever um livro.
Quais os benefícios da escrita?
Para pensar sobre escrever um livro, é importante que você saiba que a escrita traz diversos benefícios para o ser humano. Por isso, a arte da escrita é, de certa forma, terapêutica e faz com que você tenha uma identidade definida.
Confira algumas vantagens da escrita para que você saiba por que vale a pena escrever.
- A escrita é uma ferramenta de organização das suas ideias, ou seja, quando você escreve, você está colocando, de forma sistemática, as ideias em um papel ou arquivo e organizando-as, já que você está transformando ideias de sua mente em algo visual, a escrita.
- Oportunidade de ressignificar fatos ou ideias na mente. À medida que você escreve, você vai transformando as ideias e repensando cada uma delas, de forma que você tenha novos caminhos, veja diferentes soluções e mude toda uma realidade (que pode ser real ou não, dependendo do fator criação).
- É uma forma de terapia, já que você tem uma oportunidade de se desligar do mundo e fazer com que aquela realidade que está criando seja um escape do mundo real.
- Você deixa seu legado. Quem escreve, deixa algo para outras pessoas. Ou seja, você cria um legado, fazendo com que seu nome não seja esquecido.
O que leva pessoas a escreverem um livro?
Se você conversar com quem escreve um livro, você vai descobrir diversos motivos que podem fazer com que comecem a escrever. Entre eles, estão:
- Sonho em ser escritor profissional: muitas pessoas querem trabalhar com escrita, ou seja, se tornarem profissionais e viver dos livros.
- Possuem uma ideia e querem colocar no papel: seja pelo fato de que uma ideia interessante surgiu na mente ou então imaginaram a história e simplesmente querem transformar em um livro.
- Diversão: simplesmente para ter uma forma de se divertir e que querem colocar as ideias em um livro.
- Terapia: uma forma de acabar com o estresse, de fazer com que a escrita seja uma forma de trabalhar as emoções.
E, antes de saber se vale a pena escrever um livro, fica a pergunta para você: por que você quer escrever um livro? Qual seu objetivo?
O que você vai conseguir escrevendo um livro?
Para quem quer escrever um livro, vale a pena saber o que você vai conseguir com o seu livro. Veja onde você pode chegar com sua escrita:
- Projeção: você vai ser reconhecido pela escrita, conhecer pessoas que gostam do mesmo assunto que você, aumentar sua rede e ainda divulgar seu trabalho.
- Autorrealização: sabe aquela sensação de que você conseguiu? Sabe aquele sentimento de que você realmente lutou e que chegou ao resultado que tanto desejava? Essa é a sensação de quem começa e termina de escrever seu livro.
- Dinheiro: a maioria dos escritores querem ganhar com sua escrita. E existem algumas formas de se ganhar escrevendo livros. Seja vendendo seus livros, seja escrevendo para outras pessoas, seja fazendo da sua escrita uma forma de trazer um serviço diferenciado para outros. Pessoas ganham dinheiro escrevendo livros de todos os assuntos, escrevendo e-books para empresas, cursos e outros e escrevendo matérias para sites e blogs. Então, é possível fazer da escrita uma forma de renda.
Afinal de contas, vale a pena escrever um livro?
Essa resposta quem tem que dar é você. Vale a pena escrever um livro? Qual seu objetivo em escrever seu livro? O que você pretende com a escrita? É respondendo essas perguntas que você vai descobrir a resposta para esta questão.
Se você me perguntar, eu, como escritor, redator e revisor, que uso a escrita como forma de renda, eu diria para você assim: vale a pena sim escrever seu livro. Você vai se divertir, deixar um legado, criar um mundo e, muito mais do que isso, vai fazer algo bem diferente e ainda vai fazer de sua escrita uma forma de diversão e de fazer com que outros também conheçam o seu trabalho.
E como começar? É para isso que estamos aqui. No nosso blog, você vai encontrar diversas soluções para que possa escrever seu livro e que, assim, possa fazer da sua escrita mais do que simplesmente um amontoado de palavras, mas que se torne algo concreto, real, e que traga sentido para os outros.
Quer saber mais sobre isso? Leia as nossas matérias, compartilhe, curta e deixe comentários, sugerindo temas e o que você quer saber sobre como escrever seu livro.
Sem comentários ainda