O que é sinopse e como escrever uma espetacular?
Se tem uma dúvida que muitos escritores, principalmente iniciantes, passam, é: o que é sinopse? E como escrever uma sinopse que seja realmente atrativa e traga para o público aquilo que é necessário?
Pensando nisso, reunimos informações para você conhecer um pouco mais sobre o que é sinopse e como fazer a sua para ser bastante atrativa e ter as informações certas sobre seu livro.
Acompanhe a matéria até o final e tenha todas as informações sobre a sinopse e dicas para escrever uma irresistível.
O que é sinopse?
De uma forma mais técnica, a sinopse é um texto expositivo que é feito para demonstrar de maneira resumida o conteúdo de um produto, seja ele um livro, um filme, uma peça teatral ou qualquer outro gênero.
Para você entender de maneira mais simples, a sinopse é um breve resumo que vem a dizer sobre o que é sua obra e dar informações ao leitor sobre o que ele vai esperar na sua obra.
Uma boa sinopse vai atrair um público maior para você, assim como uma sinopse ruim, afastar.
Na sinopse, o texto deve ser objetivo, sucinto e conter as principais informações, de maneira que, em geral, é apresentada em terceira pessoa, podendo, também, ser em primeira (se bem construída).
O que deve ter na sinopse?
Agora que você já sabe o que é a sinopse, você deve compreender o que deve ter em uma sinopse:
- Um resumo dos pontos principais do livro. Responda à pergunta: Sobre o que é seu livro?
- Palavras-chave para que chamem a atenção do público e despertem a curiosidade a respeito do livro.
- Um texto curto que mostre a verdade sobre o livro.
Vale destacar que a sinopse é a porta de entrada de leitores para sua história. Por isso, você deve escrever uma sinopse bem feita e que desperte a curiosidade do leitor.
Veja um exemplo de sinopse:
“Ela acordou em um lugar escuro e embarcará em uma jornada surreal em busca de verdades. Enquanto observa que seu corpo está coberto por uma substância preta e usa uma máscara em seu rosto, ela deve desvendar diversos mistérios em busca de uma saída. Será que essa jornada a levará a algum lugar? Será que vai conseguir sobreviver? Há uma sombra a perseguindo, será amiga ou inimiga? Uma história intrigante e que vai prender você do início ao final. Prepare-se para altas surpresas e tente descobrir os mistérios por trás dessa jornada!”
No exemplo, o livro é apresentado, do que se trata e ainda instiga o leitor a descobrir o que vai acontecer.
O que não deve ter na sinopse?
Agora é hora de ver o que não colocar em sua sinopse, já que isso pode destruir a visão de seu livro:
- Spoilers: a sinopse não deve conter spoilers ou revelar os mistérios do livro, já que isso vai fazer com que a narrativa perca toda a sua graça.
- Informações irreais: não coloque na sinopse o que não está no livro. Não faça o leitor esperar algo e encontrar outra coisa completamente distinta.
- Informações irrelevantes: não coloque detalhes que não tenham importância para o livro.
- Erros gramaticais: muitos livros e sinopses são escritos com diversos erros ortográficos e, com isso, mostram que o livro não foi bem preparado.
Veja um exemplo de como não fazer uma sinopse:
“Maria foi criada por dois homens, que a criaram com muito amor e como um guerreiro. Seu mundo cai, quando perde as duas pessoas importantes. Com sede de vingança, ela conquista o reino, chegando ao assassino e acaba descobrindo que ele é o seu verdadeiro pai.”
No exemplo, a sinopse, além de conter desvios gramaticais, ela entrega o final da história, o que faz com que o leitor não tenha interesse sobre o livro.
Como fazer uma sinopse irresistível?
Quer dicas para fazer uma sinopse incrível? Confira:
- Fale sobre o protagonista e sobre sua importância para a trama.
- Instigue o leitor a ficar curioso sobre o que vai acontecer.
- Seja objetivo, mostrando em poucas frases a trama principal sem revelar como vai ser o desenrolar.
- Termine com frases que façam com que o leitor queira ler seu livro (Exemplos: o que vai acontecer? Como vai se desenrolar essa narrativa? Leia e descubra a verdade por trás dessa jornada.).
- Faça a sinopse, refaça, leia, releia, mude, até que ela fique adequada ao que você quer apresentar ao leitor.
Ainda que fazer uma sinopse possa não parecer tão simples, mas procuramos mostrar o que fazer e o que não fazer. Assim, será mais fácil elaborar a sua para ter sucesso no seu livro.
Gostou? Acompanhe o blog e tenha mais dicas sobre o universo da escrita.
Sem comentários ainda