Bloqueio Criativo: o que é e como evitar
Você começou a escrever seu livro. Imaginou aquela saga, com tudo que precisa, quase um roteiro cinematográfico. Então, você começa a desenvolver a história e, de repente… você não tem ideia de como continuar ou para onde sua narrativa deve ir. Isso é o chamado bloqueio criativo.
Mais comum do que se imagina, diariamente uma série de pessoas se encontram na situação de não conseguir continuar a desenvolver seu livro por conta do bloqueio criativo. E isso pode ser evitado. Sim, você pode deixar de ter este problema na hora de escrever!
Então, para lhe ajudar, reunimos informações sobre o que é bloqueio criativo e técnicas para evitar esse problema na hora de escrever. Acompanhe a matéria e descubra como!
O que é o bloqueio criativo?
Chamamos de bloqueio criativo o momento em que a pessoa que está escrevendo sua história não sabe o que fazer com os personagens. Ou seja, ela tem um bloqueio nas ideias e não sabe que rumo pode dar à história.
Outra forma de se ter um bloqueio criativo é a pessoa que escreve sempre e, de repente tem aquele “branco”, ou seja, não surgem ideias novas, não imagina o que fazer e, na hora que senta para escrever, não sai nada.
O bloqueio criativo acontece muito e, diariamente, pessoas procuram formas para que não tenham este problema na hora de escrever. E, para que você fique tranquilo, existem técnicas para que você possa evitar este problema, dando continuidade ao seu livro e lançando sua história sem problemas.
Por que acontece o bloqueio criativo?
Lewis Carroll, quando escrever Alice no País das Maravilhas, criou uma das mais sensacionais frases para esta (e tantas outras questões). O Gato Cheshire fala com Alice o seguinte:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Parece que esta frase não tem muita relação com escrita e bloqueio criativo, mas, ao contrário, ela reflete muito bem o que acontece na maioria das vezes.
O que leva pessoas a terem bloqueios criativos são vários fatos, porém, o principal deles é começar uma narrativa sem saber para onde ir com os personagens. Isso quer dizer que a pessoa não tem uma visão completa da história, fazendo, assim, com que no meio, se perca na narrativa.
O que faz com que uma pessoa tenha bloqueio criativo?
- Não se organizar: a pessoa começa a narrativa sem saber onde quer chegar com os personagens.
- Não ter um enredo: em outra postagem, sobre como começar a escrever, falamos sobre enredo, roteiro, de forma a ajudar a organizar a narrativa.
- Não ter uma visão global da narrativa: ela precisa ser pensada como um todo, com começo, meio e fim.
- Falta de dedicação: muitos não se dedicam à arte da escrita, seja estudando, lendo, conversando ou mesmo praticando. Com isso, acabam sem saber o que fazer.
- Narrativa mal desenvolvida: por vezes, pessoas querem jogar todas as ideias em um parágrafo, em um capítulo e, assim, não desenvolvem a história, fazendo com que tenha furos e que não se consiga uma continuidade.
- Cansaço, estresse: se você é uma pessoa que trabalha muito, que se dedica muito e que vai escrever quando está com a mente extremamente cansada, pode ser que tenha um bloqueio mental, não por não saber o que fazer, mas pelo cansaço de não conseguir nem pensar.
- Ansiedade: muitos querem terminar o livro rápido. Com isso, naquela ansiedade de resolver todos os conflitos, acabam tendo problemas na hora de escrever.
- Falta de experiência: talvez por ser o primeiro livro, talvez por querer terminar logo ou por não ter prática de escrita, pode gerar o bloqueio criativo na pessoa.
Se identificou com alguma dessas situações? Descubra já como evitar o bloqueio criativo e escreva seu livro até o final.
Como evitar o bloqueio criativo?
Chegamos na parte que muitos se perguntam: como evitar o bloqueio criativo? Como fazer com que sua narrativa surja e não “trave” no meio?
Separamos algumas técnicas para lhe ajudar a contornar o bloqueio criativo e escrever seu livro:
Organize-se
Antes de começar a escrever, tenha em mente o que você quer escrever. Monte um roteiro, coloque as ideias todas em um papel e divida em capítulos, de forma a ter uma estrutura organizada em seu material.
Tenha uma visão global da história
Lembre-se do gato de Alice no país das maravilhas. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Pense na narrativa do início ao final. O que será que vai acontecer? Como vai acontecer? Por que vai acontecer? E, principalmente, em que lugar eu quero chegar com cada acontecimento? Se você tem uma visão global, sabe como criar os caminhos para chegar ao final.
Faça um brainstorming
Durante todo o processo, vivencie a narrativa. Imagine o que está acontecendo, como vai acontecer. Pense em todas as situações que podem envolver os personagens. Crie, invente, procure mentalmente os “furos de enredo” para contornar. Isso é um brainstorming, tempestade de ideias. É pensar, vivenciar, imaginar, fazer a narrativa viva em sua cabeça!
Anote todas as suas ideias
Sabe quando você está no meio da rua e surge aquela ideia brilhante para a sua história? Anote. Como? Em um papel, em um bloco de anotações no celular. Mande uma mensagem para um amigo. Quer uma dica? Crie um grupo só seu no Whatsapp e use para anotar as ideias que surgirem.
Converse com pessoas
veja quem também gosta do estilo, converse e tenha dicas sobre a narrativa, sobre como escrever. De preferência, pessoas que tenham mais experiência que você.
Leia muito
Quer aprender a escrever? Leia muitos livros no estilo em que você deseja escrever. Pegue autores que lhe agradem e veja as técnicas utilizadas. Observe como é feita a escrita e as nuances usadas pelo autor na hora de compor o texto.
Tenha leitores beta
Escolha pessoas para acompanharem a criação da narrativa. Você deve escolher pessoas que comentem cada capítulo, que façam com que você tenha mais do que simplesmente um leitor, mas que opinem sobre o assunto e que mostrem detalhes a serem melhorados.
Jamais desista
A arte da escrita é como qualquer outra. Você deve praticar. Se dedicar. Estudar. Fazer. Refazer. Fazer de novo. E, assim, com o passar do tempo, você vai melhorar sua história e fazer com que seja um texto bem melhor, sem ter o bloqueio criativo.
Gostou dessas dicas? Coloque em prática para que você evite o bloqueio criativo e escreva de verdade seu livro.
Continue acompanhando as dicas no blog para saber como escrever o seu livro!
Sem comentários ainda