A relação de Jogos e Literatura
Você que gosta de ler, de acompanhar diversas sagas, com certeza já viu que algumas histórias ultrapassam a barreira dos livros. Viram filmes, séries, desenhos animados e também jogos.
No artigo de hoje quero conversar com você sobre a relação de jogos e literatura, e mostrar como os jogos em todos os âmbitos podem trazer uma experiência ainda maior para sua leitura.
Acompanhe nosso artigo e descubra a relação de jogos e literatura, assim como tenha uma prévia de alguns projetos do universo de Lendas de Ladhone.
Jogos e Literatura – Tabuleiros
Todos gostam de um bom jogo de tabuleiro, não é? Seja damas, xadrez, jogos de estratégia, de investigação, de conquista, os tabuleiros estão no mercado há muitos anos, trazendo mais do que diversão. São aprendizados de habilidades únicas para a mente.
Muitos livros já se transformaram em jogos, se tornando grandes sucessos também na diversão com os personagens e histórias famosas. Alguns exemplos são os famosos Robinson Crusoé, Mobi Dick, O Pequeno Príncipe, Harry Potter, entre tantos outros que fazem sucesso não só nos livros, mas nas partidas da tarde com a família.
Assim, o universo de possibilidades que se expande com os jogos é gigantesco. Porque quem leu e conhece, vai querer ter os jogos para se divertir também.
Para quem gosta das sagas, é um incentivo para colecionar, para ter aqueles itens em suas estantes e ter mais que a literatura, mas os jogos para aproveitar mais ainda a saga.
Jogos eletrônicos
Para quem gosta de jogar no celular, no computador ou em videogames, os jogos eletrônicos baseados em livros são excelentes para a mente. Você treina sua mente, conhece da história e ainda consegue ter horas de diversão.
Alguns dos jogos baseados em literatura que citei nos tabuleiros também ganharam versões eletrônicas, assim como tantos outros livros.
Como exemplo, você encontra jogos baseados em As Crônicas de Nárnia, em O Senhor dos Anéis, entre tantos outros que conquistaram o respeito e admiração do público.
Jogos como forma de estudo
Já há bastante tempo que vários professores descobriram o poder dos jogos. E, a partir deles, é possível ensinar diversas matérias de forma divertida e descontraída.
Jogos de RPG são utilizados para despertar criatividade, tabuleiros para trabalho em equipe, raciocínio lógico, outras modalidades para o trabalho de exatas e, em todos eles, os alunos aprendem brincando.
Há ainda uma matéria bem interessante chamada Gamification. Para quem não conhece, seria, de maneira simples, transformar e relacionar aquele aprendizado com jogos. Com isso, o aluno se sente desafiado e motivado a seguir em frente até alcançar o final do jogo ou passar de fase.
São excelentes estratégias que unem jogos, literatura e fazem com que o ensino aconteça.
Lendas de Ladhone e Jogos: uma relação desde o início da saga
Um dos comentários que mais recebemos de Lendas de Ladhone desde antes de seu lançamento, principalmente por parte de parceiros, é que o livro e a história têm todas as características de jogos.
Essa interação, jogo x literatura, foi colocada de maneira proposital no livro. Tanto que algumas referências acontecem a jogos famosos.
Para quem acompanha desde o início, sabe que lançamos Lendas de Ladhone – 1ª Lua: Dragões e Lobos e, no mesmo dia, lançamos Lendas de Ladhone – O Jogo, RPG clássico desenvolvido para Android e Windows. Agora, em nosso site, você tem a oportunidade de jogar online.
Além desse jogo relacionado com a história, Lendas está crescendo. Já anunciamos Lendas de Ladhone – Livro de Aventuras, que será um livro-jogo RPG, com a possibilidade de 20 finais de acordo com suas escolhas.
Para ampliar ainda mais o Universo de Lendas de Ladhone, em nossa live do dia 27 de janeiro anunciaremos novidades sobre jogos relacionados com nossa história, inclusive um brinde para quem estiver ao vivo.
Nosso objetivo é mais do que fazer você jogar, é que, a partir dessa interação de jogos e literatura, você aproveite mais e mais Lendas de Ladhone.
Gostou do artigo? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.
Sem comentários ainda