7 erros que autores cometem ao começar a escrever seu livro
Você quer pegar aquela ideia fabulosa que você tem e transformar em um livro. Sonha com este momento e quer transformar sua obra em um best seller. Talvez esse seja o desejo de todo mundo que começa a escrever. Entretanto, o mundo da escrita traz nuances que não devem ser negadas.
Pensando nisso, reunimos os 7 erros que os autores cometem ao começar a escrever seus livros para que você conheça e evite todos eles. Assim, certamente que a criação de seu universo se tornará uma tarefa mais fácil.
Confira até o final todos os erros que você deve evitar na hora de escrever o seu livro.
1- Não se planejar
Para muitos, escrever um livro é simplesmente parar na frente do computador ou celular e começar a digitar. Mas não é bem assim. Você precisa de um planejamento, de saber o que você quer com suas ideias para transformar em um livro.
Não basta apenas escrever, é necessário saber o que se vai escrever e saber para onde você vai na hora de criar sua narrativa. Já diria o sábio gato de Alice no país das Maravilhas: “quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.
Quem segue este estilo de escrita, acaba por cometer incoerências na história, assim como a possibilidade de se ter um bloqueio criativo aumenta em mais de 80%. Afinal, uma das causas do bloqueio criativo é justamente a falta de planejamento.
2- Não ter leitores beta
Apesar que pode ser estranho para muitos, os leitores betas são essenciais para a criação e desenvolvimento do livro. A dica é ter pessoas que realmente sabem dar opinião sobre seu livro e não pessoas que irão “massagear seu ego”.
Não adianta um leitor beta que diga apenas “está tudo bem”. Ou então que gostou tanto “que não sabe opinar”. Aqui, a ideia é que você tenha leitores que realmente saibam trazer uma opinião sobre cada parte do livro, trazendo dicas que ajudem na hora de melhorar o seu texto.
Por isso, você deve ter não apenas leitores betas. Você deve ter bons leitores betas que ajudem no processo criativo de seu livro.
3- Não aceitar feedbacks
Muitos autores (iniciantes ou não) possuem a péssima mania de achar que sabem tudo e que seus livros são extremamente maravilhosos. E, com isso, cometem o maior erro ao escrever um livro: não aceitar um feedback, seja ele positivo ou negativo.
Em linhas gerais, quando alguém faz um comentário sobre seu livro é porque algo agradou ou não. Cabe ao autor julgar se aquele comentário é pertinente e fazer mudanças que julgue necessárias a partir deles.
Entenda. Aqui, estamos falando de feedbacks de pessoas que possuem conhecimento literário e que tenham algo a acrescentar. É diferente de gosto pessoal. É o lado técnico, profissional de pessoas que conhecem a parte textual, de editoração e tantas outras.
4- Não fazer revisão no livro
Muitos autores escrevem seus textos e querem publicar diretamente. Com isso, colocam no mercado diversos textos com erros gramaticais e ortográficos graves. A revisão é parte essencial do livro e serve para que isso não aconteça.
E, pasmem! Existem livros lançados que são tão mal feitos e mal escritos que é difícil descrever a quantidade de erros que eles possuem. Citando uma grande revisora, são pessoas que erram do título ao ponto final.
A dica é estudar a língua portuguesa, a ortografia e a gramática para que se evitem os erros e, claro, contratar um bom revisor para que seu livro tenha qualidade.
5- Ter apenas uma versão do livro
Se você quer evitar erros ao escrever seu livro, esse é um que deve observar. No mundo atual, não vale a pena ter apenas uma versão do livro. É ideal que você tenha em formatos físicos e digitais, para que possa atender a um público maior.
Apesar dos livros físicos ainda ocuparem grande parte das vendas atuais de livro, os livros digitais (principalmente na Amazon) e os audiobooks aumentaram consideravelmente. Nos últimos anos, o aumento foi de mais de 40% de vendas nestes formatos.
Então, o ideal é que você tenha todas as versões do livro para que, assim, você tenha um grande público e mais formas de vender seus livros.
6- Implorar para ser publicado
Muitos autores pegam propostas em diversas editoras e, com isso, acabam por cometer um erro na hora de escrever, que é implorar para ser publicado. Com isso, gastam rios de dinheiro para fazer seus livros e, em geral, não conseguem nenhum resultado.
Isso acontece porque muitas “editoras” pequenas estão interessadas em quantidade, não em qualidade. Assim, a avaliação é feita simplesmente para que você gaste seu dinheiro. Muitas vezes, surgem com contratos que exigem vendas de quantidades de livros na pré-venda (ou o autor tem que pagar) ou então você paga para fazer o projeto e depois deve vender seu livro.
A dica é que você escolha a melhor forma de publicar. Para gastar rios de dinheiro com essas “editoras”, é muito mais prático investir em lançamento independente e, assim, fazer um livro do seu jeito.
7- Não ter um plano de marketing
Por fim, um erro que autores cometem com seu livro é não ter um plano de marketing. Você deve criar uma expectativa, saber como fazer para divulgar seu livro e, assim, conseguir que ele seja bem esperado.
Existem pessoas que são especializadas nesta área e, se você quer realmente vender seu livro, deve consultar essas pessoas. Com certeza vai ter mais vantagens na hora de divulgar e de criar uma campanha de marketing que seja realmente funcional para vender seus livros e fazer com que eles sejam bem colocados.
E então, qual desses erros de autores que começam a escrever seus livros você não quer cometer? Aproveite a lista e evite todos para que tenha uma melhor divulgação de seu livro e que possa fazer para que ele seja divulgado e vendido em todos os lugares.
Continue acompanhando o blog para ter mais informações sobre como escrever o seu livro.
Sem comentários ainda